Prêmio Construindo a Nação 2010/2011

08/02/2014 18:27

        O "Prêmio Construindo a Nação" tem como objetivo dar estimulo, reconhecimento e difusão , às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os empreendedores , os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas , dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, abrangidos pelas oito metas do milênio da ONU e, indo além, alcançando toda sorte de dificuldades sejam sociais, educativas,culturais,de saúde,preservação ambiental, sustentabilidade entre outras que possam ser beneficiadas pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

        Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio alcançou 25 estados . Ate o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas  de todo o Brasil estão  participando , mobilizando e envolvendo mais de  seis milhões e meio de estudantes.

            A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen e  pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação .

          O prêmio visa ,ainda, valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

            É com satisfação que o Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Associação Rio-Grandense de Imprensa, comunicam que o INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TIRADENTES foi escolhido para receber o Prêmio de Responsabilidade Ambiental-   2010, em sua VI edição,  entregue em cerimônia   especial  no último dia 16 de dezembro de 2010, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

            O Prêmio de Responsabilidade Ambiental  RS, idealizado e organizado pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul  foi em reconhecimento aos  projetos “Poluição Ambiental, cidadania e Reciclagem de óleo comestível” e “Concurso fauna e flora nativas do RS”, que com suas ações  contribuíram para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, como sendo uma tarefa inadiável para o futuro da humanidade.

         O “Oscar do Meio Ambiente” faz justiça ao trabalho  e à preocupação do IEE Tiradentes,  sob coordenação da Prof.Ms. Ivana da Rosa Garcia, que com suas ações contribuiram para uma conscientização ambiental de toda comunidade escolar.  Entre tantas empresas premiadas destacam-se de alimentos, mineração, hidrelétrica, fumageira, carbonífera, cartório de registro, deputados, promotores de justica e o Instituto Estadual  de Educação Tiradentes.

       O Instituto Estadual de Educação Tiradentes agradece o apoio recebido dos patrocinadores do projeto Miltons e SodaBem. Em breve, o Instituto estará novamente em Porto Alegre, na  SESI FIERGS em cerimônia , a fim de receber  o   prêmio Construindo a Nação 2010.