Selo Escola Solidária 2009

19/01/2014 22:10

                    

Selo Escola Solidária 2009

 

Instituição: COLEGIO ESTADUAL TIRADENTES 
Rede: Estadual 
Endereço: AV LUIZ MARAFON 115 
Cidade: NOVA PRATA (RS) 
CEP: 95320-000 
Telefone: (54) 32421660

Que problema a escola quis resolver com esse projeto:

Considerando que o descarte do óleo de cozinha representa um grande problema relacionado à geração de lixo no mundo, e sabedores de que muitas pessoas não sabem o que fazer com ele, vimos a necessidade de buscar alternativas para o descarte adequado deste resíduo. 
Além disso, acreditamos que ao tomar suas decisões no cotidiano, cada um deve pensar na maneira como o consumo pode acontecer e, com isso, buscar diminuir o desperdício. Assim, atitudes simples do cotidiano como o uso da sacola retornável e a análise das embalagens dos produtos adquiridos são importantes na redução da geração de resíduos, fazendo com que cada um se torne protagonista na construção da sustentabilidade da vida no planeta.

Descrição do Projeto:

A geração de resíduos cresce com o aumento do consumo, e as embalagens são o maior indicador desse crescimento. Desenvolver a importância do consumo consciente, analisar os diferentes materiais utilizados na fabricação de embalagens, e difundir a importância do uso da sacola retornável, foram alguns dos objetivos almejados com o projeto. 
Todo o trabalho teve início em sala de aula, com reflexões e leituras, sucedendo-se a pesquisa sobre as embalagens dos produtos vendidos no comércio, contato com nove fabricantes propondo alternativas que minimizam a produção de lixo, desenvolvimento da sacola retornável, realização do “Pelotão Ecológico” em frente aos principais supermercados e estabelecimentos comerciais fazendo o chamamento ecológico da importância do uso da sacola retornável e as implicações ambientais pertinentes. 
O principal objetivo proposto em relação a sacola retornável, foi difundir a importância do uso destas sacolas substituindo as tradicionais sacolinhas de plástico, mediante trabalho na escola envolvendo todos os alunos e nas ruas, com distribuição de adesivos e campanha nas rádios locais, utilizando material feito pelos alunos. 
Buscou-se também conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância do descarte correto de um resíduo tão comum, o óleo de fritura. Para isso realizou-se a campanha de coleta do óleo de fritura utilizado, através de cartazes produzidos pelos alunos e espalhados pela cidade, de comunicado feito para os alunos na escola e utilizando os meios de comunicação locais. Os pais, alunos e toda a comunidade se mobilizaram e fizeram a entrega do óleo de fritura que ficou armazenado em container na escola, sendo que a campanha continua neste ano. Com parte do óleo realizou-se a fabricação de sabão artesanal na escola pelos próprios alunos. O sabão produzido foi doado para a comunidade. O restante do óleo recolhido foi doado a Empresa Oleoplan, que produz biodiesel. Mais informações no blog www.conscienciagaia.blogspot.com

Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:

A pesquisa que originou este trabalho propôs desenvolver de forma prática atividades de Educação Ambiental que tornassem o aluno protagonista, sujeito de sua própria aprendizagem e formação. 
Nesta perspectiva, evidencia-se a importância da Educação Ambiental que ocorra de forma efetiva nas escolas, e que perpasse o ambiente da sala de aula passando para atitudes concisas e que perdurem com o decorrer do tempo. Os alunos levam os conhecimentos adquiridos aos ambientes em que se encontram, isso mobiliza um número ainda maior de pessoas que se mobiliza em prol da preservação ambiental. 
Isso somente é possível com a articulação entre todos os segmentos da escola, envolvendo os professores de todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino, que participaram não somente no trabalho de pesquisa em sala de aula, mas também nas saídas a campo, no trabalho de conscientização e mobilização realizado nas ruas da cidade. 
O cidadão faz a sua parte com pequenas atitudes e mudando os critérios que utiliza para escolher os produtos que adquire, estas atitudes podem fazer uma grande diferença na quantidade de resíduos gerados e, conseqüentemente, uma grande diferença para o planeta.

Resultados:

O trabalho permitiu mostrar aos alunos que juntos podemos fazer a diferença, percebendo que as decisões individuais, como a análise de embalagens no momento da compra é fundamental para a redução na produção de resíduos. Assim, ao tomar suas decisões no cotidiano, tanto os alunos, que são multiplicadores de informações em suas casas, quanto os pais que participaram das palestra na escola e toda a comunidade que tomou conhecimento do projeto através do trabalho nas ruas e pelos meios de comunicação local, perceberam que o ato de consumo gera impactos que podem ser positivos ou negativos tanto na sociedade, como no meio-ambiente, na economia, e na própria vida de cada um. Isso evidenciou a necessidade de adquirir produtos que busquem reduzir a geração de resíduos, a importância do uso da sacola retornável e do descarte adequado do óleo de fritura. Pesquisas mostraram o interesse dos pais e da comunidade quanto as propostas da escola, se engajando no projeto nas atitudes do cotidiano.

 

O texto, a veracidade e a continuidade das atividades aqui relatadas são de responsabilidade da escola

Acesse o site FaçaParte.org.br e veja mais